A vereadora Tatiana Medeiros (PSB-PI) foi presa pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (3), por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa que atua no Piauí. As ordens judiciais, cumpridas em Teresina e na cidade de Timon, acontecem âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, que visa combater a atuação de grupos criminosos no processo das eleições municipais de 2024.
Nesta manhã, agentes da PF cumprem oito mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de função pública. Pessoas com cargos na Câmara Municipal de Teresina, na Assembleia Legislativa e na Secretaria de Estado de Saúde do Piauí também são alvos da operação.
As investigações tiveram início logo após a divulgação dos resultados das eleições municipais do ano passando, quando a Polícia Fcaederal identificou elementos que apontaram vínculo entre Tatiana e uma facção criminosa violenta com atuação no estado, o Bonde dos 40.
A corporação afirma que há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar, que foi eleita com 2.925 votos, foi custeada com recursos ilícitos da facção, além de utilizar recursos públicos desviados da instituição não-governamental fundada por ela, a Vamos Juntos. O 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí também determinou as atividades da ONG, que está impedida de receber novos aportes de recurso.
Washington Bonfim, atual secretário de Planejamento do Estado do Piauí e presidente do PSB em Teresina, decidiu afastar Tatiana Medeiros do cargo de secretária-geral do partido, com o motivo de resguardar a imagem do partido diante das investigações. Na última terça (1º), a vereadora disse ter sido pega de surpresa com a decisão, que classificou como "ditatorial".
A PF, por fim, também apura compra de votos com recursos ilícitos oriundos de facções. Segundo a investigação, Tatiana teria uma forte relação com o namorado, Alandilson Cardoso Passos, preso em Minas Gerais em outra operação policial. Ele é investigado por tráfico de drogas, roubo qualificado, posse irregular de arma de fogo, e é apontado como integrante do Bonde dos 40.
Bnews